Festival On´Hipiti

Evento

Festival On´Hipiti
Título:
Festival On´Hipiti
Quando:
Seg., 23. outubro 2017 - Ter., 24. outubro 2017
Onde:
Ilha de Moçambique - Ilha de Moçambique,
Categoria:
Festival

Descrição

Este festival oferece muita música e dança tradicional da Ilha. O objectivo é sensibilizar a comunidade nacional e internacional sobre a necessidade de se preservar a cidade da Ilha de Moçambique. Aproveite e venha conhecer a história e cultura deste destino da Capital do norte do país.


Lugar

Ilha de Moçambique
Localização:
Ilha de Moçambique  - Sitio web
Rua:
Av 25 de Junho
Cidade:
Ilha de Moçambique
País:
Mozambique

Descrição

A Ilha de Moçambique é uma cidade insular situada na província de Nampula, na região norte de Moçambique, a qual deu o nome ao país do qual foi a primeira capital. Devido à sua rica história, manifestada por um interessantíssimo património arquitetónico, a Ilha foi considerada pela UNESCO, em 1991 Património Mundial da Humanidade. Actualmente, a cidade é um município, tendo um governo local eleito. De acordo com o censo de 1997, o município tem 42 407 habitantes, e destes 14 889 vivem na Ilha. O seu nome, que muitos nativos dizem ser Muipiti, parece ser derivado de Mussa Ben-Bique, ou Mussa Bin-Bique, ou ainda Mussa Al-Mbique (Moisés filho de Mbiki)[2]) personagem sobre quem se sabe muito pouco, mas que deu o nome (na 2ª versão) a uma nova universidade, sediada em Nampula.

A Ilha tem cerca de 3 km de comprimento e 300–400 m de largura e está orientada no sentido nordeste-sudoeste à entrada da Baía de Mossuril, a uma latitude aproximada de 15º02' S e longitude de 40º44' E. A costa oriental da Ilha estabelece com as ilhas irmãs de Goa e de Sena (também conhecida por Ilha das Cobras) a Baía de Moçambique. Estas ilhas, assim como a costa próxima, são de origem coralina.

Arquitectonicamente, a Ilha está dividida em duas partes: a "cidade de pedra" e a "cidade de macuti". A primeira tem cerca de 400 edifícios, incluindo os principais monumentos, e a segunda, na metade sul da ilha, tem cerca de 1200 casas de construção precária. No entanto, muitas casas de pedra são igualmente cobertas com macuti. A Ilha de Moçambique está ligada ao continente por uma ponte com cerca de 3 km de comprimento, construída nos anos 1960.