Câmbio e Moeda

A moeda oficial é o Metical (Meticais, no plural), representada por MT em notas no valor de Mil, Quinhentos, Duzentos, Cem, Cinquenta e Vinte, assim como  em moedas no valor de Cinquenta, Vinte e Cinco Centavos, Um e Dez Meticais.

 

Identificação das notas 

                

 

 

 

 

 

 

 

1. Elemento de identificação de denominações das notas para pessoas portadoras de deficiência visual.
2. Impressão em talhe doce detectável pelo facto.
3. Data de emissão das notas: 16 de Junho de 2011
4. Assinatura do Governador do Banco de Moçambique
5. Banda iridescente constituída pelo logotipo do Banco de Moçambique e o valor da denominação.
10. Marca-de-água constituída pela imagem do Primeiro Presidente de Moçambique - Samora Moisés Machel, visível quando observada contra a luz.
11. Fio de segurança incorporado verticalmente e visivel na frente da nota com os dizeres BM e valor da denominação em positivo e negativo.
12. 0vi (OpticaI variable ink),eIemento de tintas com cores variáveis. de forma oval, com o logotipo do Banco
13. 0vi (Optical variable lnk), elemento de tintas com cores variáveis, de forma oval, com o logotipo do Banco
14. Elemento de tintas com cores variáveis, com efeito dinâmico dos dizeres BM e 1000
15. Verniz em que nas bordas horizontais figuram losangos e nas bordas verticais os dizeres BM e Mil.

 

 Pagamentos

Os pagamentos podem ser feitos sempre em Meticais, mas os Dólares norte-americanos, Euros e o Rand sul africano também são geralmente aceites, especialmente nos lugares de médio e alto preço. Estas moedas estrangeiras são as melhores para levar ao País, tendo facilidades de troca nas grandes cidades. Os bancos costumam estar abertos de segunda à sexta-feira das 8h às 15h e alguns aos sábados das 9h às 13h. Existem as caixas eletrônicas para retirada de dinheiro, conhecidas como ATM's. A maioria aceita Visa, apenas alguns aceitam MasterCard, AMEX, cobrando uma comissão por cada transacção. Fora de Maputo, o mais indicado é levar tanto Meticais quanto Dólares norte-americanos com notas de valores baixos para facilitar nos trocos. Além disso, pode levar o cartão Visa para retirada de dinheiro em Meticais nos caixas eletrônicos e alguns travellers cheques para qualquer emergência.

 

Casas de Câmbio

As moedas estrangeiras podem ser trocadas a partir das casas de câmbio, que geralmente oferecem valores equivalentes ao dos bancos, e permanecem abertos por mais tempo. Pessoas nas ruas podem oferecer ajuda para troca de moeda, contudo, este tipo de transacção é considerada ilegal e insegura.

Boletim Informativo

Assine a newsletter do Visitmozambique e receba as principais notícias sobre Turismo por e-mail.