Noticias

 Governo Moçambicano e Governo Chinês Promovem Capacitação em Estatística para Quadros Nacionais

O Governo de Moçambique em coordenação com o Governo Chinês através do seu Centro de Formação da Direcção dos Negócios na Província de Hainan, realiza de 06 à 10 de Agosto de 2018 no Hotel Glória - Cidade de Maputo, um Seminário de Estatísticas do Turismo, cujo objectivo é capacitar 50 técnicos (quadros) provenientes do Ministério da Cultura e Turismo, Instituto Nacional de Estatística, Instituto Nacional do Turismo, Banco de Moçambique, Serviço Nacional de Migração ,Aeroportos de Moçambique e Instituições membros da Subcomissão de Estatísticas do Turismo nas componentes de recolha e compilação de dados estatísticos segundo as metodologias da Organização Mundial de Turismo (OMT).

Este seminário surge no âmbito do fortalecimento da cooperação entre os dois Países, com enfoque para a área de Turismo em Moçambique, para que os quadros nacionais sejam formados na produção de informação estatística e sua análise para efeitos de planificação e marketing dos destinos locais, produção de brochuras (manuais) sobre o sistema estatístico, assim como o estabelecimento de uma articulação e comunicação a nível provincial para a produção estatística sobre o sector.

No discurso de abertura, o Ministro da Cultura e Turismo, Silva Armando Duncuro, informou que uma visita turística de um milhão de pessoas no ano passado rendeu a Moçambique mais de 150 milhões de dólares.

“Estamos desenvolvendo um projecto piloto para ajudar as operadoras de turismo a entender a extensão e o peso da contribuição que o turismo doméstico oferece à nossa economia. Dissemos que no ano passado o turismo contribuiu com US $ 150 milhões para chegadas internacionais, mas se pudermos medir o que o turismo interno também traz, provavelmente perceberemos que o turismo doméstico em Moçambique é muito mais importante do que imaginávamos até agora ”. Disse o Ministro.

Boletim Informativo

Assine a newsletter do Visitmozambique e receba as principais notícias sobre Turismo por e-mail.