Noticias

Turismo e Transformação Digital é o Lema do Dia Mundial do Turismo

O Dia Mundial do Turismo, 27 de Setembro, este ano é comemorado sob o lema “Turismo e Transformação Digital”, tendo-se escolhido Budapeste – Hungria para acolher as cerimónias. A Organização Mundial do Turismo (OMT) decidiu chamar o sector para à reflexão sobre a importância que as tecnologias digitais representam para o crescimento sustentável da indústria, razão pela qual, comemora-se a data com o lema “Turismo e Transformação Digital”.

“Aproveitar a inovação e os avanços digitais oferece ao Turismo oportunidades para melhorar a inclusão, o empoderamento da comunidade local e a gestão eficiente de recursos, entre outros objeCtivos dentro da ampla agenda de desenvolvimento sustentável”, afirmou o Secretário Geral da OMT, Zurab Pololikashvili na sequências das comemorações.

No nosso País, as cerimónias centrais tiveram lugar na Cidade de Maputo, tendo sido realizadas uma série de acções ao longo desta semana nas províncias, com destaque para palestras e debates nas escolas em torno de temas sobre as tecnologias digitais e oportunidades de inovação no sector, visitas guiadas aos locais históricos, exposições de artesanato, espectáculos musicais, feira de gastronomia, campanhas de boas vindas nos aeroportos, encontros de reflexão com operadores turísticos entre outras actividades.

O Ministério da Cultura e Turismo realizou um seminário subordinado ao tema "Desafios da Tecnologia para o Desenvolvimento do Turismo em Moçambique" no Glória Hotel, onde foram abordados tópicos diversos com especial destaque para “Impacto das Tecnologias de Informação nas Agências de Viagens”, “ O Turista na Era Digital. Moçambique Como Está Preparado?”, que contou com a presença de aproximadamente 200 participantes, entre quadros do sector, académicos, sector privados e outros.

Boletim Informativo

Assine a newsletter do Visitmozambique e receba as principais notícias sobre Turismo por e-mail.