O país é conhecido por confeccionar alguns dos melhores pratos de África, representativos de uma verdadeira fusão das influências Portuguesa, Árabe e Africana. É igualmente famoso pelos seus mariscos, entre eles, camarões, lagostas, caranguejos e lulas, bastante apreciados pelos visitantes. Os pratos locais ao longo da costa apresentam um charme que os torna únicos e ainda mais apetitosos em comparação com a comida dos Países vizinhos, quando usados ingredientes como o coco e o piri-piri.

A upshwa ou xima é um dos acompanhamentos favoritos e é feito de farinha de milho ou de mandioca e servido com peixe, carne ou verdura. Uma das especialidades mais famosas de Moçambique é a mathapa, um prato feito de folha de mandioca cozida em molho de amendoim e normalmente preparado com caranguejo ou camarão. 

A maioria dos restaurantes ao longo da costa, cozinham mariscos a preços acessíveis, com destaque para a lagosta, lagostim, camarões grelhados e as lulas que podem ser recheadas, grelhadas ou fritas

A maioria dos restaurantes ao longo da costa, servem mariscos a preços acessíveis, com destaque para a lagosta, lagostim, camarões grelhados e as lulas que podem ser recheadas, grelhadas ou fritas.

Não deixe de provar

Pratos típicos

Conheça um pouco da gastronomia moçambicana e  alguns pratos que não são de origem moçambicana mas que estão sempre presente nas nossas mesas. 

Badjias

Feito com feijão nhemba, come-se com pão.

Peixe grelhado

Feito com qualquer tipo de peixe. Pode ir com batatas, saladas ou mesmo arroz.

Mucapata

É preparada com arroz, coco e feijão oloco. É uma receita típica da província Zambézia.

Guisado de caranguejo

Este marisco é preparado com legumes e vegetais. A receita é muito típica na zona Sul de Moçambique.

Frango à zambeziana

É um prato preparado com frango e coco. É típico da província da Zambézia.

Xiguinha

Feito com mandioca e as folhas de cacana. É um típico da província de Inhambane.

Abóbora com coco

É preparado com abóbora e coco.

Galinha cafreal

A galinha cafreal é típica da província de Inhambane. não tem nada de especial além do nome.
Scroll to Top