Vistos e Passaportes

Para entrar no país, é preciso obter um visto emitido a partir das Embaixadas e ou Representações Consulares de Moçambique em vários países de África, Europa, América e Ásia ou pelos pontos de entrada da fronteira. Para obtenção do visto, é necessário a apresentação do passaporte válido, duas fotografias e preencher um formulário existente nos Consulado ou Embaixadas de Moçambique e fronteiras. No âmbito de acordos bilaterais, os cidadãos e os portadores de passaportes da Africa de Sul, Angola, Botswana, Comores, Eswatini, Lesotho, Madagascar, Malawi, Maurícias, Namibia, República Democrática do Congo, Seychelles, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe estão isentos de vistos de entrada.

Língua nacional

Moçambique tem vários grupos étnicos com diferentes idiomas, culturas e desenvolvimento histórico. Os Povos Bantu que não constituindo uma raça específica, mas um conjunto de grupos com uma cultura comum e linguagem similar estão na origem das etnias dominantes, nomeadamente, “Yao”, “Macua”, “Angones”, “Nhanjas”, “Tongas”, “Bitongas e os “Muchopes” que se distribuem por ordem do Norte ao Sul. Salientar que as comunidades swahili instaladas nas áreas costeiras são responsáveis pela introdução do Islamismo em Moçambique, assim como os indianos e europeus dispersos pelo país.

As línguas de Moçambique são todas de origem Bantu, com excepção do português que é a língua oficial, desde que o país se tornou independente e o inglês é a língua de negócios, usada maioritariamente nas zonas urbanas ou zonas onde o turismo ganhou maior espaço na vida das comunidades. Também fala-se cerca de 43 línguas, as chamadas “línguas nacionais” que de acordo com o censo populacional, mais faladas são emakhuwa (26,3%), xichangana (11,4%) e elomwe (7,9%).

Feriados

Data Nome em português Notas
1 de janeiro Dia da Fraternidade universal Ano novo
3 de fevereiro Dia dos heróis moçambicanos Em homenagem a Eduardo Mondlane
7 de abril Dia da Mulher Moçambicana Em homenagem a Josina Machel
1 de maio Dia Internacional dos Trabalhadores Dia do trabalho
25 de junho Dia da Independência Nacional Proclamação da independência em 1975 (de Portugal)
7 de setembro Dia da Vitória Em homenagem à assinatura dos Acordos de Lusaka
25 de setembro Dia das Forças Armadas de Libertação Nacional Em homenagem ao início da luta armada de libertação nacional
4 de outubro Dia da Paz e Reconciliação Em homenagem ao Acordo Geral de Paz
25 de dezembro Dia da Família Natal

Moeda

A moeda utilizada em Moçambique é o metical, representado pelas siglas MZN (internacional) e MT (nacional), disponível em moedas de 1, 5, 10, 20 e 50 centavos; 1, 2, 5, 10 meticais; e notas de 20, 50, 100, 200, 500 e 1000 meticais. Apesar de o metical ser a moeda oficial, alguns estabelecimentos Moçambique acabam por aceitar outras moedas, como o Rand, da África do Sul, o dólar norte-americano e até a moeda europeia (euro), porém é sempre bom certificar-se antes, caso não tenha meticais disponíveis na carteira. Cartões de crédito e débito de bandeiras conhecidas também costumam ser aceitos em boa parte dos estabelecimentos de Moçambique, além disso, caixas eletrônicos podem ser encontrados no aeroporto e nas mais diversas partes do centro da capital. Para trocar dinheiro, opte sempre por casas de câmbio de confiança, como a do aeroporto, por exemplo. O metical (ISO 4217: MZN, abreviado como MT, é a unidade monetária oficial da República de Moçambique; foi instituído no país em 16 de junho de 1980.

Reclamações

Scroll to Top