A Província de Maputo, é a mais meridional das Províncias de Moçambique, tendo como sua capital a Cidade da Matola. Possui atracções turísticas diversificadas, com uma costa litoral de cerca de 200,2km de extensão, rica em recursos marinhos e águas cristalinas, propícias para o mergulho e pesca desportiva.

A Provincia possui belíssimas praias para os amantes de surf e a prática do turismo de lazer, tendo como referência as praias de Macaneta, Ponta DʹOuro, Ponta Malongane, Ponta Mamoli e a praia de Machangulo.

Um outro ponto, cuja magnitude e relevância é reconhecida, é a Reserva Especial de Maputo, localizada no Distrito de Matutuine, com cerca de 70.000 Hectares, e uma grande variedade de habitantes com foco para a fauna bravia, onde destaca-se a população de elefantes, podendo-se também, contemplar outros animais como: hipopótamos, girafas, zebras, impalas, crocodilos, entre outros.

Acoplada a este destino, temos a Reserva Parcial Marinha da Ponta D’Ouro que ostenta lindas praias com recifes de coral, ervas marinhas estuários, podendo também observar-se golfinhos, baleias e tartarugas.

A par destes lugares paradisíacos, existem na província de Maputo, locais históricos que constituem um grande atractivo para turismo cultural e religioso como os monumentos, grutas, museus, galerias e Santuário de Nossa Senhora de Fátima.