EVENTOS

Moçambique é um país de encantos naturais, com um povo bastante acolhedor e que gosta de convívio, de estar em festa e comemorações e, como tal, ao longo do país apresenta-se um conjunto de opções que visam satisfazer as suas necessidades. Estes espaços acabam por ser importantes para quem vem de fora se poder inserir na sociedade, partilhar experiências, criar novas relações. 

São de seguida apresentados eventos considerados de presença obrigatória para alguém que passe por Moçambique.

Festivais 2022

57 Edição da Feira Internacional de Maputo

O Ministério da Cultura e Turismo participa da 57 edição da Feira Internacional de Maputo  (FACIM) em Ricatla de 29 de Agosto a 4 de Setembro, expondo os produtos, serviços e potencialidades turismo e culturais. Visite-nos no pavilhão Matchedje e saiba mais sobre a realização da VIII edição Feira Internacional de Turismo (FIKANI) a realizar-se de 13 a 15 de Outubro de 2022.

CAN de Futebol de Praia Moçambique 2022

Moçambique vai acolher o CAN Futebol de Praia 2022

Festival Internacional de Música de Maputo - XIQUITSI

O Festival reúne músicos nacionais e internacionais no qual, permite um intercâmbio importante e cria a oportunidade para o público jovem em particular, conhecer de perto um género musical e instrumentos menos divulgados em Moçambique. Neste evento, a música clássica e o jazz acústico são os géneros musicais privilegiados.

A temporada de música clássica de Maputo é organizada durante o ano com três períodos de apresentações em três meses diferentes, Maio, Agosto e Outubro, ocupando vários locais na cidade de Maputo e arredores. Desta forma os amantes, amadores e curiosos terão a oportunidade de desfrutar de música clássica com mais frequência durante vários momentos do ano.

Festival AZGO

O Festival Azgo é uma celebração da música contemporânea, artes e cultura, com um forte foco em artistas de Moçambique, do continente africano e do mundo. O festival procura criar novas perspetivas de intercâmbio entre artistas nacionais e internacionais. Oferece oportunidades de troca de experiências na área técnica e de produção organizando workshops e formações. O festival funciona como uma plataforma inovadora para artistas emergentes e aclamados colaborarem entre si e atender a uma nova audiência. O nome “Azgo” é uma velha gíria da Cidade de Maputo para dizer “vamos lá”.

Festival de Zouk

O Festival Tropical Zouk é o maior evento anual de música em Moçambique e o único em África. Todos os anos, o melhor dos ritmos tropicais, de Moçambique às Antilhas, é executado pelos mais conceituados artistas. Maputo é o palco deste Megaevento internacional.

Festival de Zouk

O Festival Tropical Zouk é o maior evento anual de música em Moçambique e o único em África. Todos os anos, o melhor dos ritmos tropicais, de Moçambique às Antilhas, é executado pelos mais conceituados artistas. Maputo é o palco deste Megaevento internacional.

FEIMA - Feira de Artesanato (Flores e Gastronomia) de Maputo

No último fim de semana de cada mês, a Feira de artesanato, flores e gastronomia de Maputo (Feima) é o espaço ideal para as suas refeições fora de casa. Cozinha típica moçambicana, com iguarias desde o sul ao norte do país, comida cabo-verdiana, brasileira, portuguesa, são razões suficientes para sair de casa. A música ao vivo todo o dia e o artesanato, preenchem o programa da feira, numa tarde que já se tornou uma marca registada na zona da Polana. Para os amantes de bebidas exóticas, a FEIMA oferece vários cocktails à base de produtos locais e estrangeiros.

Adicionalmente, a FEIMA é uma Feira Municipal permanente de venda de artesanatos, capulanas e instrumentos musicais.

Festival Standard Bank Acácia Jazz

Trata-se de um evento que visa a promoção da música moçambicana, com enfoque no afro-jazz, e ainda posicionar a capital do País como um destino turístico apetecível.

O evento promove, também, outras vertentes culturais como a poesia e uma exposição de artes plásticas no jardim junto à entrada da tenda que acolherá o evento, no Hotel Polana.

Festival Moments of Jazz

Inicialmente, a BDQ Produção foi criada para promover apenas eventos relacionados com o Jazz para colocar Moçambique na rota internacional deste género musical. E assim, criou a marca “Moments of Jazz”, que em poucos anos de existência alcançou através da sua marca, espectáculos de grande prestígio.

Scroll to Top