Localizado na zona central de Moçambique, na Província de Manica, Distrito de Sussundenga, abrangendo os Postos Administrativos de Rotanda, Mouha e Dombe, o Parque Nacional de Chimanimani possui uma área total de 2368 km². Área de Protecção total/core de 683 Km² e Zona Tampão com 1685 km², abrange o Monte Binga, o ponto mais alto do país, junto à fronteira com o Zimbabwe. Criada em 2000, possui um ecossistema rico, especialmente nas zonas montanhosas, de paisagens rochosas e espécies únicas de plantas, aves, répteis e borboletas.

Em Chimanimani, a combinação única de diferentes altitudes, solos, chuva e fogo resultou num alto nível de endemismo, especialmente na flora. Esta Área de Conservação como um todo tem um papel crítico a desempenhar no funcionamento dos ecossistemas, mas enfrenta pressões de conversão do uso da terra na sua zona-tampão. Como resultado, os esforços da sua administração estão focados na prevenção de invasões e na segurança da integridade da área.

A comunidade local preserva também pinturas rupestres, crenças e tradições ancestrais que adicionam ao Parque um interesse cultural.

Horário de Visitas: 07:30 às 16:30 (todos os dias)

Melhor Altura para Visitar: O clima é amigável durante a maior parte do ano, embora nos meses de Inverno, seja preciso vir precavido com guarda-roupa para o frio, fazendo-se sentir temperaturas abaixo dos zero graus.

Actividades: Tem várias actividades como opção, escolha entre caminhadas, escaladas, passeios a cavalo, safaris fotográficos, canoagem, turismo histórico-cultural ou fique simplesmente a observar as espécies de aves que habitam a Reserva.

Opções de Alojamento: Pode ficar no Chikukwa, Mahate, Ndzow Camp ou no Acampamento no Portão Nhahomba.

Principais Actracções: O Parque possui uma grande diversidade de plantas e espécies endémicas de aves, répteis e borboletas. As pinturas rupestres e estruturas tradicionais ainda intactas são também muito apreciados pelos turistas. Se estiver no espírito de fazer uma boa caminhada, não deixe de visitar o rio Mussapa, é um óptimo lugar para relaxar.

Espécies existentes: Vai poder ver o búfalo, oribi, elande, cabrito azul, cabrito cinzento, cabrito das pedras, imbabala, chengane, papa-pala, chango, piva, facocero e várias espécies de aves e répteis.

Curiosidade: O Monte Binga é o ponto mais alto de Moçambique, com cerca de 2.436 metros de altura, sendo um dos pontos turísticos mais procurado pelos visitantes.

 

Como chegar

de carro

Pode chegar ao Parque pela fronteira de Machipanda, Cidade da Beira (corredor da Beira) a partir da Cidade do Chimoio. O Parque tem várias ligações rodoviárias com o Norte, Centro e Sul de Moçambique, assim como para quem vem do Zimbabwe. É recomendável viajar num veículo 4×4.

de avião

Existem vôos directos a partir da cidade de Maputo para o Chimoio. Chegado a Chimoio, deve continuar a viagem para o Parque num veículo 4×4.

Contacto
Scroll to Top