Localizada no extremo sul do país, a capital moçambicana é considerada o portal de entrada e saída do país e é local de passagem obrigatória para todos que desejam visitar e conhecer a Pérola do Índico.

O seu ambiente animado misturado com o estilo mediterrâneo e as largas avenidas, revestidas de acácias, tornam-na num lugar que vale a pena visitar. Maputo está equipada para hospedar uma variedade de eventos nacionais e internacionais, e oferece hotéis de topo com padrões internacionais que servem para conferências, eventos corporate e até mesmo banquetes.

Os traços históricos não lhe tiram o carácter de cidade africana verdadeiramente cosmopolita, onde os edíficios históricos, a miscelândia étnico-cultural, a permanente agenda de espectáculos e festivais de música local e internacional, várias casas de pasto, restaurantes, concorrem para que seja um dos destinos mais procurados para desfrutar das férias e lazer. As magníficas praias, o exotismo da capulana, a Reserva Especial de Maputo, a Barragem dos Pequenos Libombos, a conhecida Vila da Namaacha e Ilha de Inhaca, fazem da capital um destino inesquecível.

O que fazer em Maputo

A principal dica para aqueles que desejam conhecer a verdadeira Maputo é planejar um bom giro pela cidade. Para isso, não serão necessários mais do que dois ou três dias, contando com os pontos turísticos que serão explorados com mais calma, a exemplo de museus como o de História Natural, do CFM e monumentos como a Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição.

O visitante pode montar um roteiro com a ajuda deste guia — conferindo as principais atrações, mais abaixo, e também o nosso mapa de pontos turísticos — ou contratar o serviço de um guia turístico. A segunda opção é algo bem viável e uma maneira de economizar tempo e de ficar bem por dentro, detalhe por detalhe, de toda a história da capital moçambicana. 

Com a ajuda de um guia, enxerga a cidade com outros olhos, pois, além das atrações convencionais, ele leva-o a lugares como a Vila Algarve, uma construção muito bonita, apesar de deteriorada pelo tempo, mas que guarda um passado sinistro: ali dentro várias pessoas foram torturadas pela polícia do regime (PIDE).

O passeio completo, que ainda incluiu uma volta pela orla e avenidas da cidade, pode ser feito num carro com motorista, totalizando USD 145 pelo período de três horas (preço para duas pessoas).  

Outra opção são os passeios guiados por estudantes que atuam no Balcão de Informação Turística, que fica dentro do belo Jardim Botânico da cidade. O tour guiado “Top Ten”, por exemplo, oferece ao turista uma visão geral de Maputo e da história de Moçambique.

Nesse tour, o visitante vai conhecer a catedral, o Conselho Municipal, a Casa de Ferro, o Jardim Tunduro, o Mercado Central, a Estação dos Caminhos de Ferro, entre outros pontos. O passeio custa USD 35 por pessoa (grupo de duas a três pessoas) ou USD 25 para um grupo de seis ou mais, lembrando que também é possível incluir uma parada para almoço. Para saber tudo sobre os passeios oferecidos pelo balcão, é só clicar no perfil deles no Facebook.

Não deixe de visitar

Scroll to Top