Moçambique: um Destino Seguro


Moçambique é um destino seguro, aberto ao turismo nacional e internacional, e preparado para que desfrute das suas férias. Pode viajar para Moçambique com total confiança porque:

  • Moçambique é um dos grandes destinos africanos com maior percentagem de população jovem e está seguindo o programa de vacinação. Isto faz com que seja um território cada vez mais seguro.
  • Para além dos testes de diagnóstico realizados diariamente, estamos a incorporar novas técnicas, como os testes rápidos de antigénios.
  • Moçambique conta com um sistema de saúde profissional, capaz de enfrentar e dar resposta às necessidades de saúde da população.
  • Os estabelecimentos turísticos, comerciais, de lazer e restauração estão preparados para oferecer-lhe um serviço seguro; continuam a ser aplicadas medidas de controlo sanitário relativas à limpeza e desinfeção, lotações, distância social, promoção de higiene de mãos e uso de máscara em transportes ou em espaços fechados.
  • Todos os Turistas que cheguem a Moçambique por via aérea ou terrestre têm de preencher um formulário de controlo sanitário. Esta medidas visa garantir que todos os turistas internacionais viajam livres de COVID.

Resumindo, Moçambique oferece-lhe a tranquilidade e confiança de que precisa para desfrutar de umas férias sem preocupações.

Vai viajar para a Moçambique?

Antes da viagem

Sabemos que preparar uma viagem em tempos de COVID-19 é mais complicado. Aqui encontrará tudo o que precisa de saber antes de viajar para Moçambique. Siga as nossas recomendações passo a passo para tornar tudo mais fácil.

Durante a viagem

Durante a sua viagem a Moçambique, podem surgir-lhe algumas dúvidas. O que acontece se adoecer? Posso deslocar-me entre regiões? Que normas devo conhecer? Aqui encontrará informação relevante a ter em conta durante a sua estadia em Moçambique

É necessário utilizar máscara ou outro elemento de proteção?

É obrigatório o uso de máscara protetora em espaços ao ar livre, mantendo uma distância de segurança de 1,5 m. O uso também é obrigatório para passageiros de embarcações, desde que seja possível manter a distância de segurança; e em eventos ao ar livre nos quais os espectadores estejam sentados e consigam manter a distância de segurança.

O uso de máscara protetora é obrigatório em espaços internos ou fechados e em todo o transporte público.

O que acontece se eu ficar doente em Moçambique?

Seja prudente se estiver com sintomas, evitando qualquer contacto físico com outra pessoa. Informe as autoridades sanitárias desse facto através do número de telefone de informação da região em que se encontra. Pode consultar os passos a seguir e os sintomas suspeitos neste site ou nos seguintes links:

  • Como agir caso tenha sintomas de COVID-19.
  • Recomendações de isolamento.

Em todos os casos, a assistência médica por emergência em Moçambique está garantida e é prestada em hospitais e alguns centros de saúde. Para consultar mais informações, visite a nossa seção de Informação Prática. Se as autoridades de saúde suspeitarem de um possível contágio, podem exigir a realização de um teste de diagnóstico e um período de quarentena, caso o resultado seja positivo.

Últimas notícias se vai viajar para Moçambique

Novidade! 11/11/2021 – O Ministério da Saúde (MISAU) informou, na tarde desta quinta-feira (11), que nas últimas 24 horas e pelo quinto dia consecutivo, não houve registo de óbito em pacientes infectados pela COVID-19, mantendo em 1.934 o total de mortes. Porém, no mesmo período, foram diagnosticadas 20 novas infecções de transmissão local. Entre os novos infectados, 18 são de nacionalidade moçambicana e dois, estrangeira, sendo treze mulheres e sete homens. Com estes dados, sobe para 151.410 o número de contágios previamente inscritos, dos quais 151.041 são de transmissão local e 369, importados. Em comunicado de imprensa, o MISAU referiu que a capital do país (Maputo) está na linha da frente com o registo de maior número de infecções pelo vírus (6), seguida pelas províncias de Niassa e Gaza, ambas com quatro casos. Ainda no período em referência, uma pessoa ficou internada e nenhuma teve alta hospitalar, o que eleva para 7.034 o total de internados, sendo que nove estão, até o momento, a receber cuidados médicos no leito hospitalar. Agora, o país conta com 123 casos activos da doença.

Novidade! 11/11/2021 – O Instituto Nacional de Saúde (INS) recebeu, esta quarta-feira (10.11), a infra-estrutura que vai albergar o Laboratório de Saúde Pública de Tete. Trata-se de um edifício pré-fabricado que vai albergar equipamento de ponta para a testagem da COVID-19 e outras doenças, usando a tecnologia PCR em tempo real. Assim que o empreendimento foi entregue, segue-se a fase de apetrechamento, devendo as operações arrancar em Fevereiro de 2022. Refira-se que o INS tem como um dos objectivos estabelecer capacidade de diagnóstico da COVID-19, usando uma mistura de tecnologia de PCR, em todas as províncias do país.

Novidade! 08/11/2021 – A partir de 8 de novembro, os Estados Unidos abrem as fronteiras terrestres a cidadãos estrangeiros totalmente vacinados que viajem com fins não essenciais. Também permitem a entrada de viajantes vacinados provenientes de voos da União Europeia e do Reino Unido. Além disso, as pessoas imunizadas deverão mostrar um teste negativo realizado nos últimos 3 dias anteriores à deslocação.

Scroll to Top